Descrição
Um dos maiores nomes da literatura brasileira faria 182 anos em 21 de junho de 2021: Machado de Assis, autor de clássicos como "Memórias póstumas de Brás Cubas", "Dom Casmurro", "Helena" e "A mão e a luva".
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, no Morro do Livramento, em uma família pobre. Filho de um descendente de negros alforriados e de uma lavadeira portuguesa, ele mostrou seu talento em quase todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico de literatura.
Considerado o introdutor do Realismo no Brasil, Machado de Assis publicou, ao longo da vida, mais de 600 crônicas, dez romances, 200 contos, dez peças teatrais e cinco coletâneas de poemas e sonetos. Influenciou nomes como Olavo Bilac, Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade, além de ser o fundador e o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras. Também dá nome ao principal prêmio literário brasileiro, oferecido desde 1941.
A Conservação, faz a manutenção da estátua de Machado de Assis, instalada entre os dois prédios da Academia Brasileira de Letras, no Centro. Inaugurada em 1929, a peça, de autoria de Humberto Cozzo, é feita em bronze, com pedestal de granito.
Localização